Quinta-feira, 26 Dezembro, 2024
Início » Pessoas com deficiência produzem carvão ecológico

Pessoas com deficiência produzem carvão ecológico

Por Jornal Notícias
606 Visualizações

VINTE pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiências estão a ser formadas no distrito da Manhiça, província de Maputo, em técnicas de produção de carvão ecológico, com vista a reduzir a exploração dos recursos florestais e promover o empoderamento.

Trata-se de cidadãos com deficiência auditiva, visual, fisica e com desenvolvimento mental retardado. O treinamento é ministrado pela Biomotta-Consultoria e Serviços, um grupo de jovens inovadores que trabalha na promoção de boas práticas ambientais.

Segundo Michaque Mota, mentor do projecto, este grupo social muitas vezes é excluído de debates, projectos, financiamentos e outras questões ligadas ao meio ambiente.

Salientou que foi um grande desafio para a sua entidade formar pessoas com deficiência, pois requer mais atenção, paciência e métodos mais fáceis que lhes facilitem a aprendizagem.

“Participamos num programa na TV Surdo, que é composto por pessoas com diferentes deficiências, e foi-no colocado o desafio de formar este grupo social, pois trabalhamos com estes treinamentos há bom tempo, mas nesta modalidade não havíamos idealizado”, explicou. 

O carvão é 100 por cento de origem ecológica, obtido através da transformação de resíduos sólidos como bagaço de coco e da cana-de-açucar, papel, cascas de amendoim, arroz e serradura da madeira.

Mota avançou que se espera após a formação que os beneficiários produzam e comercializem o biocarvão, o que vai ajudar na renda das suas famílias, bem como na gestão eficaz dos resíduos sólidos e diminuir a exploração dos recursos florestais usados na produção do carvão convencional.

A fonte indicou que a capacitação inclui a componente de consciencialização ambiental que visa partilhar boas práticas como a importância da conservação dos ecossistemas, o descarte correcto dos resíduos e a reciclagem.

Os jovens inovadores formaram, recentemente, mais de 100 mulheres na produção do carvão ecológico, no âmbito do projecto “Eco-Mulembjaˮ, uma iniciativa dedicada à promoção de energia limpa, resiliência ambiental, adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento comunitário.

Artigos que também podes gostar