UM camião e uma viatura ligeira pertencentes a telefonia móvel da Movitel foram incendiados na tarde de hoje na avenida da Liberdade, na cidade de Tete, por indivíduos que se faziam a bordo de duas motorizadas e arremessaram garrafas com gasolina.
O porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, Feliciano da Câmara, relacionou este facto com a onda de alguns focos de agitação que a cidade registou no quadro das manifestações convocadas pelo candidato presidencial, Venâncio Mondlane, em repúdio aos resultados das últimas eleições.
Este incêndio teve a intervenção dos bombeiros, porém, a viatura ligeira ficou totalmente danificada, e a outra parcialmente. Os veículos estavam parqueados em frente de uma das antenas da empresa de telefonia móvel, num dia em que o país está registar restrições de acesso à internet para as redes sociais.
Questionado a razão de a polícia ter disparado para os manifestantes na manhã desta quinta-feira, quando estes estavam apenas a cantar e distribuir folhetos em frente do mercado OUA, o porta-voz explicou que não tinham comunicado às autoridades e neste contexto fica-se sem saber por onde pretendem circular e os fins concretos da marcha.
Clarificou que a comunicação pelas redes sociais serve apenas como alerta para polícia, pois estando eles sem nenhum documento e sem solicitação da protecção da PRM nada garantia que circulando pela avenida 25 de Junho não iriam de seguida praticar actos de vandalismo.