Domingo, 22 Dezembro, 2024
Início » Jovem ferido em manifestações em Tete

Jovem ferido em manifestações em Tete

Por Jornal Notícias
795 Visualizações

UM moto-taxista de 19 anos de idade foi atingido por um projéctil de arma de fogo na nuca e outras três pessoas, incluindo uma do sexo feminino, contraíram ferimentos ligeiros em resultado de disparos efectuados pela Polícia para impedir o início da manifestação pacífica em frente do mercado OUA, na cidade de Tete.

Testemunhas ouvidas pelo “Notícias” explicaram que um grupo de jovens fez-se ao local e começou a distribuir cartazes no âmbito do primeiro dia da terceira etapa das manifestações convocadas pelo candidato presidencial, Venâncio Mondlane, por discordar dos resultados das eleições de 9 de Outubro.

Para além de oferecer cartazes, começaram a cantar. A Polícia apareceu e falou com os manifestantes para pararem e saírem do local, mas o grupo teria se recusado, afirmando que estava a exercer um direito e não a vandalizar nenhum bem ou a impedir a livre circulação de pessoas. Os agentes policiais que estavam no local pediram reforço e após chegarem mais três viaturas receberam ordens para disparar.

Entretanto, a directora clínica do Hospital Provincial de Tete, Julieta Agy, explicou que o moto-taxista foi observado pelos serviços de cirurgia e neurocirurgia, tendo se confirmado que a bala não ficou alojada na sua cabeça, estando fora do perigo e podendo ter alta amanhã. Acrescentou que os outros três já receberam alta.

Os disparos efectuados pela polícia provocaram agitação, levando muita gente a correr sem norte no centro da cidade. Depois deste episódio que ocorreu de manhã, praticamente a zona central desta urbe ficou vazia, pois inúmeras empresas e lojas foram encerradas e os trabalhadores foram dispensados por precaução.

Artigos que também podes gostar