Quinta-feira, 21 Novembro, 2024
Início » MOÇAMBOLA-2024: Black Bulls pode ser campeão no domingo 

MOÇAMBOLA-2024: Black Bulls pode ser campeão no domingo 

Por Jornal Notícias
648 Visualizações

A ASSOCIAÇÃO Black Bulls, líder do Moçambola com 45 pontos, recebe na tarde de domingo a formação do Textáfrica, “lanterna vermelha”, com 15, em partida da 21.ª jornada do Moçambola-2024. Em caso de vitória, se a União Desportiva do Songo, segundo classificado, com 43, não vencer na recepção ao Brera Tchumene, penúltimo classificado, sagrar-se-á campeã nacional, repetindo a proeza protagonizada no seu primeiro ano da disputa do Campeonato Nacional, em 2021. Ou seja, se os “touros” ganharem, passarão a somar 48 pontos, e o Songo, se ceder um empate no campo da HCB, fará 44, e mesmo que vença na última jornada não irá alcançar a pontuação da equipa treinada por Hélder Duarte. 

Por seu turno, o Costa do Sol, por ter empatado frente ao Ferroviário de Nampula na ronda passada, tem agora menos possibilidades de ser campeão. Bastará uma vitória da Black Bulls nesta jornada para ficar fora da corrida, mesmo que vença o Ferroviário da Beira, no Caldeirão do Chiveve, uma vez que passará a somar 44, uma vitória na última ronda (chegará aos 47 pontos) não será suficiente para chegar ao primeiro lugar.

A luta pela manutenção também está acesa. Ainda no domingo pode ser conhecida a única equipa que vai descer de divisão. O Textáfrica do Chimoio, em Tchumene, está obrigado a pontuar e esperar que o Brera Tchumene não faça pontos em Cahora Bassa.

Os “fabris” e os “neroverdes” têm 15 pontos e se forem totalistas alcançam os 21 pontos, que o Baía de Pemba ostenta presentemente. Os “baianos” precisam apenas de um ponto para se descolar dessa dupla dos últimos, mas nesta jornada deslocam-se a Nampula para medir forças com o Ferroviário local, no “santuário” 25 de Junho, e depois terminarão o campeonato em casa diante do Ferroviário da Beira, ambos sem nada a ganhar, nem a perder, que não seja a honra.

Se as últimas três equipas terminarem empatadas (21 pontos), até ao momento, o Baía de Pemba tem desvantagem no confronto directo com o Brera Tchumene, com quem perdeu por 3-0 e ganhou por 2-0. Mas, pelo número de golos verificados até ao momento, os baianos, que perderam na Soalpo e venceram em Pemba, pelos mesmos resultados, estão em vantagem sobre os “fabris”, que tem uma diferença negativa de 19 golos (marcaram 19 golos e sofreram 37 golos), tendo a equipa de Artur Semedo, uma diferença de nove golos negativos (13-22).  

A jornada abre amanhã, com apenas uma partida por realizar, que vai colocar frente-a-frente o Ferroviário de Maputo, quarto classificado, com 26 pontos, e o Desportivo de Nacala, em sexto, com menos dois, a ter lugar no campo do Afrin. 

A outra partida sem interferência na luta pela manutenção, nem para o título, será disputada pelas equipas da Associação Desportiva de Vilankulo e do Ferroviário de Lichinga, no campo Municipal Valdemar de Oliveira, na Maxixe.

Estas últimas rondas têm a particularidade também de serem importantes para a nomeação dos melhores artistas, com destaque para o melhor jogador, melhor marcador, guarda-redes menos batido, este ano com premiação aliciante. 

Leia mais…

Artigos que também podes gostar