Domingo, 22 Dezembro, 2024
Início » UEM e UP-Maputo na rota da agricultura inteligente

UEM e UP-Maputo na rota da agricultura inteligente

Por Jornal Notícias
365 Visualizações

OS reitores das universidades Eduardo Mondlane (UEM) e Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) visitaram recentemente a academia de ciências agrícolas de Jinhua na China, a fim de obter mais experiência sobre a agricultura inteligente e poder impulsionar a inovação e colaboração científica no sector.

Na ocasião, Jorge Ferrão da UP-Maputo e Manuel Guilherme da UEM, aventaram a possibilidades de parceria e cooperação científica voltadas para o desenvolvimento de tecnologias e práticas de agricultura inteligente, com o apoio da academia de Jinhua.

Durante o encontro, as autoridades moçambicanas e a contraparte chinesa discutiram projectos de pesquisa conjunta que podem ser implementados no contexto da agricultura sustentável em Moçambique, com foco em técnicas avançadas de cultivo e conservação do meio ambiente.

A proposta visa fomentar a troca de conhecimentos técnicos e tecnológicos entre as instituições, permitindo que as universidades moçambicanas e a academia chinesa desenvolvam estudos focados em soluções para os desafios agrários do continente.

Foi um dos temas centrais a integração de tecnologias da iniciativa “Belt and Road” para a agricultura inteligente, com a criação de laboratórios conjuntos voltados para o aumento da produtividade agrícola e o maneio de recursos naturais de forma sustentável.

Os reitores ressaltaram a importância de capacitar estudantes e professores das áreas de ciências agrárias e ambientais, com o objectivo de aplicar inovações no desenvolvimento rural de Moçambique.

A visita reflecte o empenho das universidades moçambicanas em estabelecer parcerias estratégicas com instituições internacionais de renome, visando aprimorar suas capacidades técnicas e científicas, e contribuir para o progresso agrícola e económico do país.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar