Sábado, 18 Janeiro, 2025
Início » BdM devolve 808 milhões após queixas

BdM devolve 808 milhões após queixas

Por Jornal Notícias
1,K Visualizações

As reclamações apresentadas por clientes do sistema bancário cresceram 38,5 por cento em 2023, para 1.120, segundo o Banco de Moçambique, que refere ter devolvido aos consumidores 808 milhões de meticais.
No relatório anual de 2023 do Banco de Moçambique, citado pela Lusa, a instituição refere que das reclamações recebidas e das inspecções realizadas “foram detectadas diversas irregularidades”, nomeadamente “na cobrança de comissões e encargos de produtos e serviços financeiros”.
Para além da emissão de “determinações específicas e recomendações para garantir o cumprimento de normas e deveres de conduta” pelas instituições de crédito e sociedades financeiras (ICSF), o banco central explica que “também foram recuperados e devolvidos aos consumidores financeiros cerca de 808 milhões de meticais”.
Desse total, 62,6 por cento, equivalente a 506 milhões de meticais, “resultaram de cobranças indevidas aos agentes económicos contratantes de POS” (sigla inglesa para ponto de venda), e 33 por cento, no valor de 264 milhões de meticais, “da cobrança indevida de comissões e encargos na contratação e administração do crédito bancário”

Leia mais…

Artigos que também podes gostar