Sexta-feira, 18 Abril, 2025
Início » ÁFRICA DO SUL: Ordenado fim do cerco contra mineiros ilegais

ÁFRICA DO SUL: Ordenado fim do cerco contra mineiros ilegais

Por Jornal Notícias
515 Visualizações

UM tribunal sul-africano ordenou o levantamento do cerco policial a uma mina de ouro abandonada, onde se encontram centenas de mineiros ilegais, afirmando que a  mesma não pode ser bloqueada por qualquer pessoa ou instituição, seja governamental ou privada.

O tribunal afirmou, ainda, que qualquer pessoa que esteja na mina deveria ter permissão para sair e que “nenhum pessoal de não-emergência pode entrar nela”.

A decisão surgiu, no sábado, depois de dezenas de voluntários terem entrado na mina desactivada para ajudar os mineiros, que, segundo os relatos, recorreram à ingestão de vinagre e pasta de dentes para sobreviver. Voluntários disseram que retiraram um corpo da mina, na quinta-feira, segundo a agência de notícias AFP.

As autoridades fecharam as entradas para o poço da mina que permitia levar aos mineiros comida, água e outras necessidades básicas, como parte de uma estratégia governamental para os forçar a regressar à superfície para a sua posterior detenção.

Não há estimativas oficiais do número de mineiros retidos, mas a Polícia citou, inicialmente, informações locais e disse que até quatro mil podem estar no subsolo.

Yasmin Omar, advogada que ajudou a instaurar o processo judicial, disse à emissora estatal SABC que a decisão era uma ordem temporária “que pelo menos nos permitirá levar ajuda de emergência às pessoas que dela precisam”.

Entretanto, no seu boletim semanal, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, instou a polícia a respeitar os direitos dos mineiros e não colocar suas vidas em risco e disse que seu governo trabalharia com a indústria de mineração na questão da mineração ilegal.

“A polícia cumprirá seus deveres e responsabilidades para levar os mineiros ilegais à superfície em segurança”, disse ele.

Ramaphosa reconheceu que a situação era precária e poderia potencialmente se tornar volátil.

“A mina de Stilfontein é uma cena de crime em que está sendo cometido um crime de mineração ilegal. É uma prática padrão da polícia em todos os lugares bloquear uma cena do crime e fechar rotas de fuga que permitam que os criminosos escapem a prisão” , sublinhou, de acordo com a agência Reuters.

O governo sul-africano reuniu uma equipa que inclui especialistas em salvamento para elaborar um plano para trazer à superfície mineiros ilegais que permanecem no interior de uma mina de ouro desactivada.

A medida indica que o governo está a adoptar uma abordagem mais conciliatória em comparação com o início da semana passada, quando disse que não enviaria ajuda aos mineiros que se encontram no subsolo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia