Sábado, 21 Dezembro, 2024
Início » Nyusi partilha situação pós-eleitoral com líderes da SADC

Nyusi partilha situação pós-eleitoral com líderes da SADC

Por Jornal Notícias
936 Visualizações

O Presidente da República, Filipe Nyusi, poderá partilhar, hoje, com os seus pares da SADC informação sobre a tensão pós-eleitoral prevalecente em Moçambique e agradecer toda a solidariedade que o país tem vindo a receber.

Esta informação foi partilhada pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, com a imprensa nacional que acompanha a participação do Chefe de Estado na Cimeira Extraordinária da SADC, que decorre hoje, na capital zimbabweana, Harare.

Gonçalves salientou que Filipe Nyusi poderá debruçar-se sobre a situação pós-eleitoral, embora Moçambique não conste da agenda desta cimeira, uma vez que normalmente as sessões extraordinárias são convocadas para analisar um e único ponto.

Reiterou que Filipe Nyusi, por iniciativa e desejo próprios, poderá trazer a matéria, onde fará a sua avaliação sobre aquilo que está a acontecer em Moçambique.
“O Presidente tem o desejo de se debruçar sobre o assunto e partilhar a situação que está a acontecer em primeira mão com os líderes da região porque é a primeira vez que o órgão reúne-se desde que o país realizou eleições gerais a 9 de Outubro”, salientou.

Esta Cimeira Extraordinária foi convocada pela Troika do Órgão da Defesa e Segurança da SADC para falar da segurança na região, especialmente situação político-militar no leste da República Democrática (RDCongo), o único ponto de agenda da reunião.
O evento será presidido pelo Chefe de Estado zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, na sua qualidade de Presidente da SADC.

A Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC foi precedida pela Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão da SADC, presidida por Samia Hassan, Presidente da Tanzânia e Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC da organização regional.

Artigos que também podes gostar