Quarta-feira, 22 Janeiro, 2025
Início » Militar envolvido em assalto milionário

Militar envolvido em assalto milionário

Por Jornal Notícias
1,7K Visualizações

UM membro das Forças de Defesa de Moçambique (FADM), de 28 anos, em exercício no Centro de Recrutamento, está detido, indiciado de ter roubado na via pública mais de um milhão de meticais a um cidadão.

Segundo o porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Nampula, Enina Tsinine, o militar alugou uma viatura para perseguir o referido cidadão, cuja identidade não foi revelada, depois de ter informação de que o mesmo tinha na sua posse valor monetário. Para alcançar os seus intentos, atropelou deliberadamente a vítima, imobilizando-a e, depois, retirou-lhe o montante.

Durante a fuga, um dos pneus da viatura furou e o militar, na companhia de comparsas, abandonou-a numa mata, mas com o dinheiro na mão. Após aperceber-se que as autoridades policiais estavam ao seu encalço, fugiu. Depois dirigiu-se à esquadra para denunciar falsamente que lhe tinha sido roubado a viatura.

Entretanto, durante a investigação policial, o jovem militar não assumiu a acusação e disse ter sido vítima de um assalto, cujos autores usaram o seu automóvel para cometer crimes. “Roubaram-me a viatura no Mercado Novo e a mesma foi envolvida num assalto na zona do Controlo. Não faço parte do assalto. Parei aqui (no SERNIC), porque vim fazer uma denúncia e constataram que a viatura era minha, por isso prenderam-me”, disse.

Enina Tsinine fez saber que a vítima está a recuperar.

Entretanto, o SERNIC também apresentou um indivíduo que, alegadamente, faz parte de quadrilhas que integram agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) que raptaram, no ano passado, uma cidadã no distrito de Mogovolas.

Foram igualmente apresentados dez indivíduos indiciados de integrarem um grupo de assaltantes que actuam na cidade de Nampula e em alguns pontos da província. Os indiciados assaltaram dois cidadãos que pretendiam depositar mais de dois milhões de meticais em duas agências bancárias, para além de roubos em bombas de combustível no distrito de Meconta, onde se apoderaram de telemóveis e 60 mil meticais.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar