Segunda-feira, 23 Dezembro, 2024
Início » ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: Persistem dificuldades de absorção de graduados

ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: Persistem dificuldades de absorção de graduados

Por Jornal Notícias
475 Visualizações

Mais de setenta por cento dos jovens graduados no ensino técnicos-profissional enfrentam dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, na cidade e província de Maputo.
Dos 5400 jovens que participaram em formações técnicas e profissionais no âmbito do projecto “Skills to Build”, implementadas pela “SwissContact” entre 2021 e 2024, apenas 1125 conseguiram inserção no mercado de trabalho, sendo que 10 por cento são mulheres.

Regula Chaves, directora da “SwissContact”, pargtilhou esta quinta-feira, que apesar do aumento no número de formados, as dificuldades de empregabilidade persistem devido à limitação da capacidade das empresas para contratar os jovens.
“A procura por estágios e empregos é muito superior à oferta disponível no mercado”, afirmou.

Avançou que o projecto, que abrangeu áreas técnicas como serralharia, soldadura, electricidade e mecânica beneficiou jovens vulneráveis da região metropolitana de Maputo e apenas 1607 tiveram acesso a estágios práticos.
Além disso, foram realizados esforços para capacitar 308 formandos em empreendedorismo, mas o número ainda é considerado insuficiente para responder à demanda crescente.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar