Quinta-feira, 2 Janeiro, 2025
Início » Autocarros vão a abate

Autocarros vão a abate

Por Jornal Notícias
418 Visualizações

OS autocarros adquiridos há cerca de cinco anos pelo Conselho Municipal de Nampula e que foram vandalizados por desconhecidos vão ser abatidos brevemente. Neste momento, decorre um trabalho multissectorial entre a autarquia e a Direcção Provincial das Finanças para determinar o número de autocarros a serem abrangidos e os valores envolvidos.

A informação foi divulgada pelo presidente do Conselho Municipal, Luís Giquira, que explicou que os autocarros serão abatidos devido ao estado crítico em que se encontram.

Desde que o novo elenco municipal tomou posse foram desenvolvidos esforços para recuperar o maior número de meios possível, incluindo viaturas ligeiras, mas até ao momento apenas 17 voltaram a circular, sendo sete autocarros e dez viaturas ligeiras.

Os sete autocarros recuperados foram afectos em rotas de transporte público, como Sipal-Barragem e Hospital Central-Muahivire, enquanto as viaturas ligeiras foram distribuídas pelos departamentos da autarquia.

Luís Giquira sublinhou que o estado avançado de vandalização e a obsolescência mecânica tornaram a recuperação dos meios inviável. Segundo ele, o custo de um novo motor para os autocarros pode ultrapassar 500 mil meticais.

Entretanto, o município planeia adquirir 50 novos autocarros, sendo que dez deverão chegar nos próximos três meses.

O valor da aquisição não foi revelado, mas será financiado por receitas próprias e com o apoio do Governo central, através do Ministério dos Transportes e Comunicações. O autarca reconheceu que os dez autocarros não resolverão a demanda de transporte urbano, pois a cidade necessita de, no mínimo, 50 para cobrir todas as rotas. Os restantes deverão ser adquiridos anualmente até ao final do mandato.

Assim que os novos autocarros chegarem a Nampula, será implementado um sistema de cobrança para garantir a sustentabilidade do serviço e reduzir o risco de desvio de fundos pelos cobradores.

Refira-se que os autocarros que deverão ir a abate foram adquiridos a título de crédito, durante a gestão do falecido presidente do Conselho Municipal, Mahamudo Amurane.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar