Quarta-feira, 4 Dezembro, 2024
Início » EM QUATRO DISTRITOS: Polícia detém trinta e oito indivíduos por desordem

EM QUATRO DISTRITOS: Polícia detém trinta e oito indivíduos por desordem

Por Jornal Notícias
218 Visualizações

A POLÍCIA da República de Moçambique (PRM) em Nampula deteve 38 pessoas indiciadas de envolvimento em actos de vandalismo durante protestos contra os resultados eleitorais nos distritos de Malema, Meconta, Larde e Nampula.

Em declarações à imprensa durante o habitual “briefing” semanal, a porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, Rosa Chauque, informou que os actos de vandalismo e manifestações ocorreram entre os dias 27 e 29 de Novembro.

Rosa Chauque acrescentou que os protestos violentos resultaram em cinco feridos, entre casos graves e leves, devido a confrontos entre a polícia e os manifestantes, enquanto as forças de segurança trabalhavam para garantir a ordem, segurança e a protecção dos cidadãos.

Os suspeitos têm sido igualmente acusados de bloquear vias de acesso, colocando barricadas, pedras e outros objectos nas estradas, impedindo a circulação de veículos e bens.

Além disso, os manifestantes recorreram a actos de vandalismo, como incendiar sedes de comités de alguns partidos políticos e danificar a linha férrea, o que recentemente causou o descarrilamento de um comboio de carga que transportava carvão mineral.

A PRM também informou que estão em curso investigações para identificar e responsabilizar os autores da destruição da residência da organização Médicos Sem Fronteiras e do Centro de Tratamento de Cólera (CTC) no distrito de Mogovolas.

De acordo com Rosa Chauque, o incêndio que destruiu a casa dos Médicos Sem Fronteiras e o CTC foi provocado por explosivos caseiros, facto que permite a abertura de um processo-crime contra os malfeitores.

Os detidos são ainda suspeitos de obrigar pacientes de cólera a abandonarem o centro de tratamento da doença em Nametil e retornarem às suas residências, disseminando desinformação sobre a origem da cólera. Para além disso, são acusados de causar danos a veículos e motocicletas, bem como de roubar diversos aparelhos electrónicos e telefones celulares de médicos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar