Quarta-feira, 4 Dezembro, 2024
Início » NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS: País aprova mais de mil projectos de investimento

NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS: País aprova mais de mil projectos de investimento

Por Jornal Notícias
343 Visualizações

A Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) aprovou, entre 2020 e o terceiro trimestre deste ano, 1026 projectos de investimento, avaliados em sete mil milhões de dólares.

Esta informação foi avançada recentemente, em Maputo, pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, no decurso do primeiro Conselho Consultivo da APIEX,  evento que terminou ontem.

O encontro visava harmonizar os instrumentos de planificação estratégica da instituição e controlar a execução de actividades, de acordo com as atribuições e mandato da APIEX.

Segundo Silvino Moreno, ao valor do investimento aprovado acresce-se o montante de 1.7 mil milhões de dólares, resultante da aprovação de 391 adendas, perfazendo 8.7 mil milhões.

Segundo o governante, no mesmo período foram realizadas acções de monitoria a 829 projectos de investimento autorizados, de um total de 1407 planificados para o quinquénio, tendo-se constatado que as iniciativas em implementação efectiva proporcionaram a criação de 7566 postos de trabalho para cidadãos moçambicanos.

Foram igualmente apresentados ao Conselho de Ministros quatro relatórios anuais sobre os projectos aprovados, grau de implementação efectiva, fluxo e tendência do investimento privado no país.

Apesar dos actuais desafios, as perspectivas económicas do país a médio prazo são promissoras, tendo em conta a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,4% em 2023, a evolução esperada de cerca de 4,3 por cento para este ano, e 13 por cento a partir de 2027, influenciada pela implementação de novos projectos de gás e petróleo na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

Por estas e outras razões conjunturais e por forma a reduzir a dependência do PIB em relação ao gás natural liquefeito (GNL) e diversificar a economia, o Governo tem vindo a promover os sectores estratégicos definidos no Programa Quinquenal 2020-2024.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar