Domingo, 19 Janeiro, 2025
Início » MOBILIDADE EM MAPUTO: BRT busca consultor para construção de hangar

MOBILIDADE EM MAPUTO: BRT busca consultor para construção de hangar

Por Jornal Notícias
417 Visualizações

O GOVERNO através do Ministério dos Transportes e Comunicações procura consultores qualificados para a fiscalização de obras civis de construção do sistema de Transporte de Trânsito Rápido (BRT) de Maputo, bem como a construção de um hangar para albergar mais de 110 autocarros.

De acordo com o sector dos transportes e comunicações o objectivo da consultoria a contratar é fiscalizar as obras de construção de estradas separadas, paragens de autocarros e terminais de transportes.

Os serviços terão uma duração de 36 meses, que vão incluir ainda a fiscalização abrangente das actividades de implementação, projecto realizado pelo empreiteiro para garantir o cumprimento integral do mesmo e suas especificações técnicas.

Ainda sobre o projecto, o Executivo procura entidades para prestar serviços de monitoria da construção de um hangar para serviços de BRT eléctrico em Maputo.

Para este último, o objectivo da consultoria é elaborar estudos e ensaios bem como um projecto detalhado de engenharia arquitectónica e ambiental para a fiscalização de obras de construção de um hangar e de uma instalação de espera.

Faz parte ainda deste contrato, a concepção de instalações de serviços ligeiros de lavagem, lubrificação, limpeza, pneus e outras funções de rotina diária de manutenção e de limpeza para cada um dos 110 autocarros que o hangar pode acomodar. 

O consultor deve também conceber vestiários, chuveiros e instalações sanitárias, lavabos, refeitório, área de recepção e de expedição para os motoristas e pessoal operador dos autocarros no hangar e nas áreas de espera; conceber o estacionamento dos autocarros à sombra e as áreas de expedição dos autocarros.

O projecto BRT está orçado em 250 milhões de dólares disponibilizados pelo Banco Mundial e já está a ser implementado com obras de melhoria e construção de estradas a decorrer nos municípios de Matola e Maputo, e espera-se que até 2027 esteja operacional.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar