Quinta-feira, 12 Dezembro, 2024
Início » Ex-presidente do banco chinês Everbright condenado a 12 anos por corrupção

Ex-presidente do banco chinês Everbright condenado a 12 anos por corrupção

Por Jornal Notícias
241 Visualizações

O antigo presidente do gigante bancário estatal chinês Everbright Group, Tang Shuangning, foi condenado hoje a 12 anos de prisão por corrupção, informou a imprensa local.
O banqueiro de 70 anos foi considerado culpado de desvio de fundos por um tribunal de Tangshan (Norte), que proferiu a sentença, noticiou a televisão estatal chinesa CCTV.
Em Janeiro, os investigadores encarregados do caso anunciaram a sua detenção na sequência de uma longa investigação levada a cabo pela agência anti-corrupção da China.
Em Abril de 2003, Tang apropriou-se de três milhões de yuan de dinheiro público “para seu próprio uso”, quando trabalhava para o Banco Popular da China (banco central), descobriram as autoridades judiciais, segundo a CCTV.
Além disso, entre 2000 e 2017, “aceitou ilegalmente bens no valor total de 11,02 milhões de yuan, durante o período em que ocupou vários cargos, incluindo na Everbright.
Embora estas somas sejam “extremamente elevadas”, o tribunal decidiu reduzir a pena de Tang Shuangning, tendo em conta o facto de este ter confessado e cooperado com a investigação, segundo a CCTV.
O Presidente chinês, Xi Jinping, lançou uma campanha implacável contra a corrupção há mais de uma década.

Artigos que também podes gostar