Quarta-feira, 22 Janeiro, 2025
Início » ABANDONO DO TERMINAL: “Chapas” geram caos na vila de Boane

ABANDONO DO TERMINAL: “Chapas” geram caos na vila de Boane

Por Jornal Notícias
362 Visualizações

FARCELINA CUMBE

DEZENAS de autocarros à espera de passageiros, vendedores informais à busca de clientes e munícipes aos ziguezagues é a imagem da vila de Boane, tomada como terminal dos transportes públicos depois do abandono do Centro Comercial de Umpala.

Há anos que o Umpala, concebido para terminal e vendas, tem sido contestado pelos operadores. Apesar de o local ter sido inaugurado oficialmente em Janeiro do ano em curso, experimentou-se o seu funcionamento em 2022, sem sucesso, pois os automobilistas e vendedores informais retornaram à sede da vila.

Entre os motivos para o abandono do local constam a falta de passageiros por se tratar de uma região isolada e a persistência das dificuldades de acesso devido à degradação da estrada que liga o centro comercial e a vila.

Ao longo do ano de 2022, os automobilistas e vendedores deixaram de usar o Umpala, fizeram-no apenas no dia da inauguração.

A confusão sobre o uso e abandono do terminal foi, também, marcada por uma manifestação dos moradores ao longo da estrada degradada, reclamando de poeira sempre que as viaturas passassem. Para minimizar a situação, os residentes fizeram 18 lombas precárias, o que retraiu ainda mais os automobilistas.

Há sensivelmente dois anos, a Rede Viária de Moçambique (REVIMO) terá dito ao “Notícias” que, em Março de 2023, iniciariam as obras de reabilitação da via, como forma de garantir melhor transitabilidade dos automobilistas, mas a conclusão das mesmas parece longe do fim.

Com o início das obras, os automobilistas retiraram as queixas sobre a degradação da estrada, mas reiteram a falta de passageiros como motivo para o seu abandono.

Os vendedores informais, por seu turno, procuram sempre se concentrar onde os transportadores terminam as viagens por haver maior circulação de pessoas. Por isso, mesmo com o desejo de estarem num mercado acolhedor como o Centro Comercial Umpala, preferem se aglomerar onde há clientes.

Os residentes de Boane reclamam da demora na conclusão dos trabalhos de asfaltagem da estrada, referindo que há muito se espera pela melhoria da via de acesso.

Enquanto não se usa o Umpala, a vila municipal de Boane continua um caos, que exige das autoridades municipais uma intervenção urgente para repor a ordem.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar