Quinta-feira, 26 Dezembro, 2024
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MANUSEIO DE CONTENTORES: Porto de Nacala atinge máximo histórico

Por Jornal Notícias
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PELA primeira vez, depois de beneficiar das obras de reabilitação, expansão e modernização, o Porto de Nacala, na província de Nampula, atingiu em Dezembro corrente, um marco histórico ao manusear um volume de 100 mil contentores, entre nacionais e em trânsito de e para os países vizinhos, incluindo para novos mercados europeus, asiáticos, do Médio Oriente e das Américas. “Em Dezembro de 2024 atingimos, pela primeira vez, um marco histórico de 100 000 contentores manuseados (embarque e desembarque).

Este é um máximo histórico que se verifica no manuseamento de contentores pelo Porto de Nacala”, afirmou há dias Augusto Abudo, director executivo da Empresa Porto e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) Norte. Este valor global, acrescentou, representa o cumprimento em 100% daquilo que foi o plano para 2024, da produção mensal e anual das três terminais, nomeadamente de contentor, de carga geral e terminal de graneis e líquidos que compõem o complexo ferro portuário de Nacala. Assim, no período de Janeiro a Dezembro de 2024 o porto de Nacala registou uma realização global de 95,8%. No total, revelou o director executivo do CFM Norte, foram transportadas a partir do Porto de Nacala 1,423,804 toneladas de produtos diversos, destaque para gergelim, sisal, algodão, pedras semi-preciosas incluindo sucata e folhas de eucaliptos de e para países europeus, do Médio Oriente, Ásia e da América.

“Este é, sem dúvidas, um marco histórico na produção do Porto de Nacala desde a sua inauguração a 7 de Outubro de 2024 pelo presidente da República, Filipe Nyusi, numa cerimónia que contou com a participação dos presidentes da República do Malawi, Lazarus Chakwera e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, e ainda pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Hosaka Yasushi.

No entanto, o sucesso das operações ferro portuárias em Nacala teve em conta, segundo Augusto Abudo, vários factores, com particular enfoque na conclusão das obras de modernização e ampliação das três terminais da infra-estrutura, aumentaram a capacidade de atracagem de navios, cujo cais possui 400 metros de cumprimento e canal de acesso com 14,0 metros de profundidade. Para além destes factores, a modernização e ampliação das três terminais da infra-estrutura, classificada economicamente como o coração da província de Nampula, abriu também novos mercados do Médio Oriente, Ásia, Europa e América.   

Aliado a esta posição geo-estratégica, está o facto de o porto ter uma baía natural protegida e, mais ainda, ter profundidades naturais grandes. O canal de acesso é de cerca de 60 metros de profundidade, 800 metros de largura. Portanto, isso quer dizer que não tem qualquer limitação para receber navios 24 horas ao dia, destacou.

“Depois da sua inauguração, o Porto de Nacala passou a contar com um cais reservado exclusivamente para receber navios porta contentores, assim como, a entrada em funcionamento de duas novas linhas de navegação, nomeadamente UAFL e COSCO Shiping, a implementação e utilização de novos equipamentos para o manuseamento de carga contentorizada, designadamente 2 QGC´s; BRTG; 7 Reachstackers e 12 camiões internos”, indicou o director executivo do CFM Norte.

A implementação de um TOS (Octopi), fornecido pela NAVIS 4, para a gestão dos processos de operacionais, assim como a introdução das operações de transhipment via porto de Nacala, saindo do porto de Maputo para as Comores, Madagáscar e Maurícias, são outros factores que contribuíram para o alcance das metas.

Nesse contexto, durante a cerimónia de inauguração do complexo ferro-portuário de Nacala, a 7 de Outubro de 2023, o presidente da República destacou que o mesmo permite o acesso às rotas marítimas para Malawi, Zâmbia, República Democrática de Congo, Zimbabwe, Reino de Eswatini, África do Sul e Botswana com impacto directo no desenvolvimento socioeconómico, nomeadamente, na promoção do comércio internacional, associado ao sector produtivo, estimulando a geração de emprego.

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