Sábado, 4 Janeiro, 2025
Início » Detidos falsificadores de dinheiro  

Detidos falsificadores de dinheiro  

Por Jornal Notícias
248 Visualizações

TRÊS jovens com idades compreendidas entre 21 e 23 anos foram detidos pela Polícia da República de Moçambique (PRM) no distrito do Dondo indiciados na falsificação de notas da nova série do Metical.

Utilizando uma impressora e um computador portátil, os jovens produziram cerca de 71 mil meticais falsos com o objectivo de os introduzir no sistema financeiro, depositando-os em agências bancárias ou através de plataformas de moeda electrónica.

A operação da PRM resultou na detenção dos suspeitos, após um deles ter tentado depositar uma nota falsa de mil meticais num agente de carteira móvel.

O agente, ao desconfiar da autenticidade da nota, alertou aos outros colegas, o que levou à condução dos envolvidos ao Comando Distrital da PRM.

“Fomos à vila e eu pretendia depositar mil meticais mas não reparei que a nota era falsa. Quando o agente notou que o valor era falso chamou a Polícia”, explicou um dos detidos.

As investigações revelaram que as notas foram impressas numa reprografia onde trabalhava um dos suspeitos.

Este alegou que o seu objectivo era simplesmente ajudar um amigo na produção de um videclip porque ele é cantor.

“O meu amigo pediu-me para reproduzir as notas falsas para financiar um projecto de produção do seu videoclip. Não ia receber nada em troca. Foi a primeira vez que fiz isso”, afirmou.

O alegado “cantor”, que também foi detido, explicou que pretendia usar as notas falsas para suportar o seu projecto artístico.

“A intenção era usar as notas falsas no videoclip que está em preparação há muito tempo. Nunca pensei que seriam usadas para depósitos”, disse.

De acordo com o porta-voz do Comando Provincial da PRM em Sofala, Dércio Chacate, há indícios de que as notas falsas poderiam ser utilizadas para financiar manifestações que têm causado instabilidade no país.

“Os autos já foram lavrados e encaminhados ao Ministério Público para a responsabilização criminal dos envolvidos. A PRM agradece a colaboração da comunidade e apela à continuação deste espírito de denúncia”, disse.

A Polícia exortou ainda a população a manter-se vigilante e a reportar actividades suspeitas, contribuindo, assim, para a manutenção da ordem e segurança públicas.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar