Sábado, 4 Janeiro, 2025
Início » Rússia suspende fornecimento de gás à Europa

Rússia suspende fornecimento de gás à Europa

Por Jornal Notícias
427 Visualizações

As exportações de gás russo através dos gasodutos da era soviética que atravessam a Ucrânia foram interrompidas no dia de Ano Novo, marcando o fim de décadas de domínio de Moscovo sobre os mercados energéticos europeus.
O gás continuou a fluir apesar de quase três anos de guerra, mas a empresa de gás russa Gazprom disse que parou depois da Ucrânia se ter recusado a renovar um acordo de trânsito.
A paragem amplamente esperada não terá impacto nos preços para os consumidores na União Europeia – ao contrário de 2022, quando a queda da oferta da Rússia elevou os preços para máximos históricos, agravou a crise do custo de vida e atingiu a competitividade do bloco.
Os últimos compradores restantes de gás russo na União Europeia através da Ucrânia, como a Eslováquia e a Áustria, organizaram um fornecimento alternativo, enquanto a Hungria continuará a receber gás russo através do gasoduto TurkStream, sob o Mar Negro.
Mas a Transnístria, uma região separatista pró-Rússia da Moldávia, vizinha da Ucrânia, também dependente dos fluxos de trânsito, foi obrigada a cortar o aquecimento e o fornecimento de água quente às famílias na manhã de ontem, quarta-feira.
A Comissão Europeia disse que a UE preparou-se para o corte, porque a infra-estrutura europeia de gás é suficientemente flexível para fornecer gás de origem não russa e reforçou a importação de GNL (Gás Natural Liquefeito).

Leia mais…

Artigos que também podes gostar