Sábado, 8 Fevereiro, 2025
Início » Nyusi reitera compromisso com a paz e reconciliação

Nyusi reitera compromisso com a paz e reconciliação

Por Jornal Notícias
502 Visualizações

O Governo mantém o compromisso com a busca de paz e reconciliação, alicerces fundamentais para alavancar o desenvolvimento do país e das famílias moçambicanas.

Esta garantia foi reafirmada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, ontem em Maputo, após um almoço de confraternização com carenciados, na sua maioria moradores de rua. Trata-se de pessoas assistidas por uma instituição denominada Mateus 25, da Igreja Católica Apostólica Romana.

Na ocasião o Chefe do Estado afirmou que o mais importante é que os moçambicanos têm capacidade e condições para devolver a paz e tranquilidade que todos almejam, independentemente da cor da pele, religião ou filiação partidária.

Na ocasião, afirmou que a visita à residência oficial do Papa (líder máximo da Igreja Católica), em Moçambique, visa buscar inspiração para continuar a trabalhar em prol da paz.

Ontem, primeiro domingo de 2025, o Chefe do Estado afirmou ter passado por algumas congregações religiosas e todas elas oraram em prol da paz, esperança, reconciliação e tranquilidade em Moçambique.

“Todos os cristãos oram em prol da paz, reconciliação e tranquilidade, não só por ocasião das festas do Natal e de Fim-do-Ano”, referiu Filipe Nyusi, admitindo que Moçambique tem muitos problemas, que incluem pobreza e analfabetismo.

Precisou, igualmente, que a ideia de confraternizar com os mais carenciados é uma forma de iniciar o ano de maneira diferente, explicando que podia ter visitado um orfanato ou estabelecimento penitenciário.

“Gostei, porque sugeriram a criação de uma equipa de futebol e comprometeram-se a abandonar o mundo da droga. Essa foi a razão da nossa vinda”, disse.

A Casa Mateus 25”, localizada na cidade de Maputo, é uma instituição promovida pela Nunciatura Apostólica de Moçambique dedicada à assistência dos jovens mais necessitados da capital do país.

É inspirada no Evangelho de Mateus e é dedicada a acolher pobres e estrangeiros. Conta com muitos voluntários que todas as noites percorrem as ruas de Maputo para oferecer uma refeição e amparo aos necessitados.

Foto: C. Macassa

Leia mais…

Artigos que também podes gostar