Quarta-feira, 12 Fevereiro, 2025
Início » Irão liberta jornalista italiana após semanas de detenção

Irão liberta jornalista italiana após semanas de detenção

Por Jornal Notícias
332 Visualizações

A jornalista italiana Cecilia Sala foi libertada após quase três semanas detida na prisão de Evin, em Teerão. O anúncio foi feito pelo gabinete da Primeira-Ministra de Itália, Giorgia Meloni, que adiantou que Sala regressará esta quarta-feira ao país.
“O avião que trará a jornalista para casa descolou há poucos minutos de Teerão. Graças a um intenso trabalho nos canais diplomáticos e de informação, a nossa compatriota foi libertada pelas autoridades iranianas e está a de regresso a Itália”, lê-se num comunicado divulgado pelo Palácio Chigi, sede do Governo italiano, e citado pelo La Repubblica.
A jornalista, de 29 anos, estava detida desde 19 de Dezembro na famosa prisão de Evin por alegadamente “violar as leis da República Islâmica do Irão”.
Cecilia Sala, natural de Roma, é correspondente do diário italiano Il Foglio e tem também o seu próprio “podcas”. De acordo com Ao Minuto, partiu de Itália para o Irão no dia 12 de Dezembro com um visto de jornalista válido e a sua viagem de regresso a Roma estava prevista para 20 de Dezembro, mas foi detida um dia antes.
Após a detenção, a imprensa e analistas italianos argumentaram que o Irão estaria a usar a jornalista como moeda de troca para obter a libertação de um cidadão iraniano detido no aeroporto de Milão dias antes.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar