Quarta-feira, 15 Janeiro, 2025
Início » Daniel Chapo é investido hoje Presidente da República

Daniel Chapo é investido hoje Presidente da República

Por Jornal Notícias
219 Visualizações

CERCA de 2600 convidados, entre nacionais e estrangeiros, poderão participar na investidura, hoje em Maputo, de Daniel Chapo no cargo de Presidente da República.

Dos altos dignitários que confirmaram a participação no evento destacam-se os chefes de Estado da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e Guiné-Bissau, Omar Sissoco Embaló, conforme informação avançada por Eldevina Materula, vice-presidente da Comissão Inter-Ministerial para Grandes Eventos Nacionais e Internacionais (CIGENI).

Estarão igualmente presentes três vice-presidentes, nomeadamente do Malawi, Tanzania e Quénia; dois primeiros-ministros, de Eswatini e Ruanda; oito ministros de Angola, Argélia, Zimbabwe, República Democrática do Congo, Índia, Portugal, Guiné-Equatorial e República Saharui, e um vice-ministro do Egipto.

Materula adiantou ainda que estará igualmente presente um general das Forças Armadas do Uganda, três líderes dos partidos ANC, da África do Sul; MPLA, de Angola; e ZANU-PF, do Zimbabwe, para além de representantes de organizações internacionais, num total de 33 delegações.

A nível nacional foram convidados dirigentes partidários, membros de organizações da sociedade civil, do corpo diplomático, entidades religiosas, académicos, entre outros.

Momentos artísticos e religiosos marcarão a cerimónia, que será colorida pela actuação de mais de cem artistas moçambicanos, com destaque para os da Companhia Nacional de Canto e Dança, grupos culturais tradicionais e ainda a leitura de um poema laudatório dirigido pelo actor Alvim Cossa.

Depois das orações Filipe Nyusi, Presidente da República-cessante, fará o seu discurso de despedida, seguindo-se a entrega dos símbolos de poder.

O momento mais alto será a investidura de Daniel Chapo para um mandato de cinco anos como Presidente da República, seguindo-se o seu primeiro discurso e honras militares.

Espaço tradicional e histórico para estes eventos, a Praça da Independência está multicolor e com diversas tendas gigantes montadas para acolher a cerimónia.

Para além do palco destinado aos artistas está montado um salão presidencial, outro para convidados de honra e outras áreas para os demais cidadãos e imprensa.

Materula garantiu que foram criadas condições, em locais contíguos, destinados a receber a população que pretenda assistir ao evento.

“No entanto, todos aqueles cidadãos que não conseguirem ir à Praça da Independência poderão assistir a cerimónia a partir da televisão”, disse, reforçando terem sido acauteladas todas as questões de segurança e saúde dos cidadãos.

Legenda: Todos pormenores acertados para a cerimónia de investidura (S. MANJATE)

Artigos que também podes gostar