Sábado, 19 Abril, 2025
Início » Três províncias podem estar livres do surto de sarampo

Três províncias podem estar livres do surto de sarampo

Por Jornal Notícias
451 Visualizações

AS províncias de Cabo Delgado, Zambézia e Sofala podem estar livres do surto de sarampo, após dois meses sem registo de novos episódios da doença, segundo as autoridades de saúde.

Trata-se de uma tendência que resulta da implementação de acções de controlo da transmissão da enfermidade nas comunidades, com destaque para a consciencialização sobre as formas de prevenção, reforço da vacinação de rotina e campanhas de imunização de bloqueio.

As medidas do sector da Saúde incluem, ainda, uma maior vigilância em todas as províncias, com enfoque para Nampula e Niassa, que continuam a registar casos positivos da doença.

Dados sobre a situação epidemiológica do país indicam que desde o início do surto, em Julho do ano passado, 31 pessoas morreram devido a complicações da doença, em 1191 casos diagnosticados. 

O documento refere, igualmente, que nos últimos dias oito casos foram reportados nos distritos Monapo, Angoche e Nampula, província do mesmo nome, elevando o cumulativo para 351, enquanto Niassa mantém a cifra de 428.

Por se tratar de uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por meio de contacto directo através de gotículas de saliva de pessoas infectadas quando tossem ou expiram, o Ministério da Saúde apela a todos que apresentarem sintomas como febre ou erupção da pele para que se dirijam imediatamente à unidade sanitária mais próxima.

A doença pode ainda se manifestar através da tosse, corrimento nas narinas e vermelhidão nos olhos, sendo que o cumprimento de medidas de precaução pode evitar complicações mais graves, como pneumonia, danos no cérebro ou morte.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia