Quarta-feira, 5 Fevereiro, 2025
Início » Linhas de Ressano e Goba interrompidas

Linhas de Ressano e Goba interrompidas

Por Jornal Notícias
201 Visualizações

DOIS dos três corredores ferroviários do Sul de Moçambique estavam interrompidos, até ontem, devido a acidentes. Depois do descarrilamento registado na linha de Ressano Garcia no domingo, ontem um embate entre comboio de carga e camião obstruiu a linha de Goba, que liga o Porto de Maputo e o vizinho Eswatini.

Para o caso da linha de Goba, o acidente ocorreu na passagem de nível de Beluluane, condicionando a circulação ferroviária.

A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) destacou, ontem, uma equipa para avaliar os danos com vista à reposição do tráfego, o que não tinha acontecido até ao fecho desta edição.

Entretanto, uma comissão de inquérito integrando técnicos nacionais e da África do Sul está a investigar as causas do descarrilamento, domingo, de um comboio de transporte de ferro-cromo na linha de Ressano Garcia.

Em paralelo, foi destacada uma equipa de socorro para desobstruir a linha por forma a repor a circulação ferroviária com maior brevidade possível.

A informação foi partilhada por Adélio Dias, director de Comunicação e Imagem dos CFM, interpelado pelo “Notícias” na sequência do acidente que envolveu uma composição constituída por 50 vagões.

Trabalhos preliminares apontam para um defeito nos carris como causa do acidente que fez tombar sete vagões na entrada do apeadeiro de Chanculo, no distrito da Moamba, província de Maputo.

Até ao fecho da presente edição continuava-se a trabalhar com vista à reabertura do tráfego do corredor ferroviário que liga a África do Sul e o Porto de Maputo.

O acidente prejudicou não só a circulação de composições de carga como também as viagens de pessoas que dependem deste meio para cumprir as suas obrigações laborais e sociais na cidade de Maputo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar