Segunda-feira, 10 Fevereiro, 2025
Início » Chuvas agravam falta de saneamento no “Waresta”

Chuvas agravam falta de saneamento no “Waresta”

Por Jornal Notícias
182 Visualizações
MERCADO WARESTA

AS chuvas que caem na cidade de Nampula pioraram as condições do meio no mercado Waresta. Na parte frontal e no interior do mercado, o cenário repugna a qualquer pessoa, mas os vendedores não “arredam o pé”, expondo os seus produtos mesmo na lama.

O lixo não é removido há meses. Vendedores dizem que está a ser difícil exercerem as suas actividades naquelas condições.

Receiam que, a continuar o cenário, o mercado possa transformar-se em foco de eclosão de doenças de origem hídrica, como diarreias e cólera, principalmente neste período chuvoso.

Mendes Gustavo, vendedor de frutas, disse serem insuportáveis as condições actuais que o mercado apresenta. Acrescentou que as condições deploráveis repelem os compradores, apelando ao Conselho Municipal a tudo fazer para manter o mercado livre de lixo.

Por seu turno, Ana Júlia afirmou que o lixo não é recolhido do mercado Waresta desde que eclodiram as manifestações violentas. Pronunciando-se sobre a situação, o vereador do pelouro de Mercados e Feiras no Conselho Municipal, Augusto Tauncha, disse estar ciente das péssimas condições em que muitos mercados se encontram, com destaque para o “Waresta”, mas apontou as manifestações violentas, que se saldaram na vandalização de equipamentos de recolha de lixo, como sendo o motivo da não recolha de lixo.

Segundo Tauncha, enquanto a situação não se estabilizar, o município não pode arriscar colocar o seu equipamento no “Waresta”. Indicou que, neste momento, a recolha de lixo noutros pontos tem sido com recurso a meios alternativos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar