Sábado, 19 Abril, 2025
Início » Parlamento Europeu pede suspensão do acordo UE-Ruanda

Parlamento Europeu pede suspensão do acordo UE-Ruanda

Por Jornal Notícias
778 Visualizações

O Parlamento Europeu instou hoje a Comissão Europeia a suspender e rever “de imediato” o memorando de entendimento entre a União Europeia (UE) e o Ruanda sobre matérias-primas críticas, dado o conflito na República Democrática do Congo (RDCongo).
Numa resolução hoje aprovada – com 443 votos a favor, quatro contra e 48 abstenções – na sessão plenária que decorreu na cidade francesa de Estrasburgo, os eurodeputados instaram “a Comissão a suspender e a rever de imediato e de forma transparente o memorando de entendimento entre a UE e o Ruanda sobre matérias-primas críticas, tendo em conta o papel do Ruanda na desestabilização da RDCongo”.
No documento, citado pela Lusa, a assembleia europeia lamenta que a RDCongo continue “a ser palco de actos de violência, ataques, assassínios e violações generalizadas dos direitos humanos”, falando numa “exploração sistemática e a extração ilegal dos recursos naturais, em particular minérios e matérias-primas críticas, por grupos armados”.
Os eurodeputados condenam, ainda, “a tomada de Goma pelo grupo rebelde M23, apoiado pelo Ruanda, como uma grave violação da soberania da RDCongo e uma ameaça para à estabilidade regional” e denunciam “o apoio comprovado de Kigali ao M23” nos ataques do grupo rebelde naquela região do leste do país vizinho.
A posição surge um dia depois de a chefe da diplomacia da União Europeia ter garantido que trabalhava numa “resposta mais forte” comunitária ao conflito

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia