Sábado, 15 Fevereiro, 2025
Início » Parlamento Europeu pede suspensão do acordo UE-Ruanda

Parlamento Europeu pede suspensão do acordo UE-Ruanda

Por Jornal Notícias
311 Visualizações

O Parlamento Europeu instou hoje a Comissão Europeia a suspender e rever “de imediato” o memorando de entendimento entre a União Europeia (UE) e o Ruanda sobre matérias-primas críticas, dado o conflito na República Democrática do Congo (RDCongo).
Numa resolução hoje aprovada – com 443 votos a favor, quatro contra e 48 abstenções – na sessão plenária que decorreu na cidade francesa de Estrasburgo, os eurodeputados instaram “a Comissão a suspender e a rever de imediato e de forma transparente o memorando de entendimento entre a UE e o Ruanda sobre matérias-primas críticas, tendo em conta o papel do Ruanda na desestabilização da RDCongo”.
No documento, citado pela Lusa, a assembleia europeia lamenta que a RDCongo continue “a ser palco de actos de violência, ataques, assassínios e violações generalizadas dos direitos humanos”, falando numa “exploração sistemática e a extração ilegal dos recursos naturais, em particular minérios e matérias-primas críticas, por grupos armados”.
Os eurodeputados condenam, ainda, “a tomada de Goma pelo grupo rebelde M23, apoiado pelo Ruanda, como uma grave violação da soberania da RDCongo e uma ameaça para à estabilidade regional” e denunciam “o apoio comprovado de Kigali ao M23” nos ataques do grupo rebelde naquela região do leste do país vizinho.
A posição surge um dia depois de a chefe da diplomacia da União Europeia ter garantido que trabalhava numa “resposta mais forte” comunitária ao conflito

Leia mais…

Artigos que também podes gostar