Quarta-feira, 19 Fevereiro, 2025
Início » PR quer experiência africanana criação de emprego

PR quer experiência africanana criação de emprego

Por Jornal Notícias
641 Visualizações

PAULO DA CONCEIÇÃO, em Addis Abeba

O PRESIDENTE da República, Daniel Chapo, reiterou hoje em Addis Abeba, Etiópia, o compromisso do Governo moçambicano com a criação de emprego para a juventude, solicitando à União Africana e aos países membros desta organização continental a partilha de experiências nesta área da juventude.
O Chefe do Estado deu esta garantia na abertura da 38ª sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), evento que decorre desde hoje, até amanhã, em Addis Abeba, sob o lema “Construindo uma Frente Unida para Promover a Causa da Justiça e o Pagamento das Reparações aos Africanos”.
Ainda hoje, o Chefe do Estado teve uma intensa actividade de diplomacia económica e política, através de encontros bilaterais com Estados membros da UA e com instituições financeiras.
Neste âmbito, o Presidente Chapo manteve um encontro com o Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, onde as duas partes concordaram que a sua parceria é estratégica.
Em declarações à jornalistas moçambicanos, em Addis Abeba, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas disse que o Chefe do Estado destacou, no encontro com Guterres, o trabalho que está a ser desenvolvido pelas agências da ONU em Moçambique, sobretudo nas áreas social e humanitária.
“O Secretário Geral pôs-se a disposição para continuar a apoiar Moçambique na área económica, social e na luta contra o terrorismo”, disse.
O Chefe do Estado moçambicano manteve, igualmente, uma audiência com a Presidentes da Tanzânia, Samia Hassan Suluhu, onde ficou acordado que os dois líderes irão visitar cada um dos países para revitalizar a cooperação bilateral
“O Presidente Chapo reuniu-se também com o Chefe de Estado do Ruanda, onde agradeceu o apoio deste País no combate ao terrorismo e a cooperação económica bilateral”, disse a ministra.

Foto: Presidência da República

Artigos que também podes gostar