Quinta-feira, 20 Fevereiro, 2025
Início » EUA cortam apoio para circuncisão masculina em Moçambique

EUA cortam apoio para circuncisão masculina em Moçambique

Por Jornal Notícias
853 Visualizações

O Departamento de Eficiência do Governo (DOGE) norte-americano, liderado pelo magnata Elon Musk, anunciou um novo corte num programa de apoio a Moçambique, neste caso para circuncisão masculina, de 10 milhões de dólares.
De acordo com uma listagem do DOGE, oficializada no fim-de-semana e consultada hoje pela Lusa, o programa “circuncisão médica masculina voluntária em Moçambique” é um dos 15 “cancelados” por aquele novo departamento em países africanos, asiáticos e europeus.
Anteriormente, Elon Musk, que lidera o novo departamento criado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, já tinha denunciado 50 milhões de dólares em preservativos – para prevenção de HIV/Sida – de apoio dos Estados Unidos da América (EUA) para Gaza, que associou inicialmente à Palestina, corrigindo depois para província de Gaza, no sul de Moçambique.
“Não sei se devemos enviar 50 milhões de dólares em preservativos para qualquer lugar, francamente. Não sei se é algo que entusiasme os norte-americanos. E já agora é muito dinheiro em preservativos. Se é para Moçambique e não para Gaza, não é tão mau, mas porque fazemos isso”, questionou Musk.
O Governo moçambicano afirmou em 7 de Fevereiro que a suspensão da ajuda internacional norte-americana compromete programas de saúde em Moçambique, com destaque para o HIV/Sida, e que estava em “diálogo” com a embaixada dos EUA para “mitigar os impactos”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar