Quinta-feira, 20 Fevereiro, 2025
Início » INS passa a formar profissionais de saúde dos PALOP

INS passa a formar profissionais de saúde dos PALOP

Por Jornal Notícias
279 Visualizações

O Instituto Nacional de Saúde (INS) foi distinguido e reconhecido pelo Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (África CDC), como instituição de excelência para a formação de profissionais de saúde, dada a sua experiência consolidada, aliada à existência de um número considerável de especialistas na área.
Face a esta distinção, o INS vai passar a formar agentes de saúde pública dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
A informação foi avançada, em Maputo, pelo director da Divisão de Formação e Comunicação em Saúde Pública no INS, Rufino Gujamo, falando a Rádio Moçambique.
Gujamo disse que a indicação da instituição como centro regional de referência representa o reconhecimento internacional do país no domínio da formação em saúde, o que fortalece o prestígio do país em geral e do sector da Saúde em particular no domínio da Saúde Pública, o alargamento das oportunidades de formação especializada, dos profissionais de saúde em Moçambique.
Frisou que a distinção do INS como centro de excelência também representa o alargamento das oportunidades de formação especializada.
“Esta distinção vem abrir um leque de oportunidades de formação especializada em Saúde Pública não só para os países africanos de língua oficial portuguesa, mas também para os profissionais de saúde do nosso país e, por esta via, estaremos a contribuir para o fortalecimento do nosso sistema de saúde”, sublinhou.

Foto: INS

Leia mais…

Artigos que também podes gostar