Sexta-feira, 21 Fevereiro, 2025
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LICHINGA: Roubos lesam EDM em 84 milhões de meticais  

Por Jornal Notícias
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LIGAÇÕES clandestinas e viciação de contadores pré-pagos, comumente designados credelec, causaram, no ano passado, prejuízos financeiros avaliados em cerca de 84 milhões de meticais à Electricidade de Moçambique (EDM), na área de serviço ao cliente de Lichinga, no Niassa.

O director da EDM em Lichinga, Heitor Matimele, que recentemente revelou a informação à Reportagem do “Notícias”, fez menção ao facto de, no período em análise, as equipas de inspecção domiciliária terem detectado 72 ligações fraudulentas.

Os casos envolveram tanto consumidores domésticos como redes organizadas, que usufruíam da electricidade, sem que para o efeito pagassem pelo consumo à empresa provedora do serviço.

“Estamos a investigar para aferir se o caso envolve funcionários internos. Na zona dos silos, na cidade de Lichinga, constatámos a existência de um grande número de casas ligadas à corrente eléctrica sem o nosso conhecimento. Portanto, há um trabalho sigiloso em curso, para desmantelar a rede de prováveis técnicos envolvidos no problema”, explicou Matimele.

Acrescentou que parte dos utilizadores ilegais já entrou em consenso com a EDM e está a efectuar o pagamento do consumo durante o período que o fizeram irregularmente. Os clientes renitentes foram notificados e encaminhados para a Procuradoria Provincial, onde decorrem os devidos processos criminais.

O valor do prejuízo causado em resultado de ligações clandestinas poderia, segundo Heitor Matimele, ter sido aplicado para sustentar os custos relacionados com trabalhos para a expansão da electrificação em outras áreas.

“Com o valor perdido, seria possível electrificar dois postos administrativos e melhorar a qualidade da energia fornecida à população”, acrescentou.

Além das ligações clandestinas, o responsável alerta para o recrudescimento do roubo de cabos eléctricos e outros materiais desviados para alimentar o circuito de fabrico de utensílios domésticos, com destaque para panelas de alumínio.

Estas acções, explica, não só representam uma perda financeira significativa para a EDM, como também comprometem a estabilidade do fornecimento de energia na região.

A EDM reforça o apelo à população para a denúncia de qualquer actividade suspeita e adverte que os consumidores surpreendidos em práticas fraudulentas estarão sujeitos à repreensão que inclui multas e processos judiciais.

Para combater este problema que tende a crescer, a empresa provedora de energia eléctrica tem vindo a intensificar operações de fiscalização e a promover campanhas de sensibilização junto dos consumidores sobre os riscos e consequências legais que incorrem ao pautarem pela ilegalidade. Reitera o seu compromisso em continuar a garantir o fornecimento seguro e eficiente de energia eléctrica, mas sublinha que a colaboração dos cidadãos é essencial para travar as perdas e assegurar que os recursos da empresa sejam utilizados para melhorar a infra-estrutura.

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