Terça-feira, 25 Fevereiro, 2025
Início » Exposição explora “Focos Criativos”

Exposição explora “Focos Criativos”

Por Jornal Notícias
104 Visualizações

CERCA de 30 obras integram a segunda edição da exposição “Inhambane em Focos Criativos”, produzidas por artistas plásticos naturais e residentes desta província para expressar as suas riquezas culturais e potencialidades turísticas.

Patente na Casa Provincial da Cultura desde semana passada, a mostra é composta por obras de sete artistas plásticos, nomeadamente Azevedo Munhaua, Chana de Sá, Egídio Mugime, Mirco Cossa, Carmen Cossa, Pedro Mourana e Amilton Massicame.

Na colecção encontram-se pinturas sobre tela que representam as belas praias de Inhambane, hábitos e costumes das comunidades da província e outros traços sócio-culturais que tornam a região capital do turismo em Moçambique.

A mostra colectiva visa promover e divulgar as artes plásticas e consolidar a união entre os fazedores das artes na província, sendo que a primeira edição ocorreu em 2012, no Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), na cidade de Maputo.

O representante dos expositores, Azevedo Munhaua, destacou que, além de promover o potencial artístico que a província tem, a iniciativa visa igualmente criar um intercâmbio entre os artistas com longa experiência e os emergentes, ajudando-os na divulgação de suas obras.

Na inauguração da exposição, o governador de Inhambane, Francisco Pagula, instou os artistas a esforçarem-se para promover actividades que estimulem e divulguem as criações artísticas desta parte do país.

Francisco Pagula enfatizou que é tarefa dos artistas promover e divulgar as artes plásticas e o potencial artístico da província, levando os participantes a compreender convivências, sentimentos, sonhos e imaginários sociais bem como sua relação com o mundo exterior.

O chefe do executivo provincial afirmou que a exposição constitui uma oportunidade para que a sociedade tenha contacto e conhecimento da dimensão criativa dos artistas da província de Inhambane, onde, de forma inspirada, expressam os seus sentimentos através da pintura, com traços típicos dos hábitos e costumes locais.

Por sua vez, o director provincial da Cultura e Turismo, Samuel Júnior, mencionou que a realização da segunda edição na província surge como uma forma de aproximar o evento a mais artistas profissionais e emergentes, naturais e residentes locais.

Além disso, procura incentivar o associativismo e o intercâmbio cultural entre artistas de diferentes gerações.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar