Terça-feira, 25 Fevereiro, 2025
Início » “Take-aways” irregulares na mira das autoridades

“Take-aways” irregulares na mira das autoridades

Por Jornal Notícias
152 Visualizações

OS “take aways” instalados de forma irregular, nos separadores das principais avenidas e noutros pontos da urbe, continuam na mira do Conselho Municipal. Brevemente, será retomada a sua remoção, segundo anunciou, há dias, o presidente do município, Luís Giquira.

A acção visa melhorar o ordenamento urbano, aliviar aqueles espaços destinados ao estacionamento de viaturas, garantir melhores condições de higiene e segurança alimentar aos munícipes e visitantes, reduzir o impacto ambiental, entre outros.

Como forma de desencorajar a proliferação daquele tipo de negócio, a edilidade não está a licenciar novos “take aways”, nos últimos tempos.

Até ao momento, de acordo com Giquira, já foram removidos trinta, num processo que decorrerá de forma paulatina. Vários “take aways” foram erguidos nas placas centrais das avenidas 25 de Setembro, Eduardo Mondlane e Paulo Samuel Khamkhomba, limitando os espaços de estacionamento de viaturas.

Nos últimos anos, a cidade tem assistido a um crescimento desordenado de “take aways” instalados em diversas áreas urbanas, especialmente, em locais de grande fluxo de pessoas, como mercados, praças e ruas movimentadas.

Apesar de serem socialmente úteis na oferta de refeições rápidas e acessíveis aos seus clientes, muitos operam sem a documentação regular.

A remoção é uma medida aprovada no ano passado, pela Assembleia Municipal e abrange, também, barracas móveis.

A edilidade diz ter noção do impacto social e económico da medida, mas refere estar em curso acções visando acautelar possíveis prejuízos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar