Quinta-feira, 6 Março, 2025
Início » “Julius Nyerere” sofre bloqueio

“Julius Nyerere” sofre bloqueio

Por Jornal Notícias
235 Visualizações

A AVENIDA Julius Nyerere, no troço entre a ponte ferroviária localizada próximo ao terminal de transportes rodoviários da Praça dos Combatentes e a lixeira de Hulene, esteve bloqueada até ao início da noite de ontem, sob alegação de uma tentativa de assassinato do ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane.

O incidente ocorreu quando a caravana de Mondlane seguia em direcção à Praça dos Combatentes, proveniente da Praça da Juventude, no bairro Magoanine. A onda de protestos começou  por volta das 13.00 horas, quando foram ouvidos disparos ao longo da “Julius Nyerere”, no bairro de Hulene. 

Dispersados pela Polícia, os contestatários bloquearam a via utilizando autocarros, pneus e pedras. No mesmo período, um autocarro privado de transporte de passageiros foi incendiado.

Após o bloqueio da rodovia, seguiu-se a cobrança de uma taxa a quem tentasse transitar pela via, sob ameaça de danificar os veículos dos que se declinassem pagar. Segundo relatos dos envolvidos nos protestos, pelo menos cinco pessoas ficaram feridas.

“Quando a Polícia começou a disparar, algumas pessoas foram alvejadas e outras contraíram ferimentos quando tentavam se esconder. As vítimas receberam os primeiros socorros e foram encaminhadas ao hospital”, referiu uma fonte que falou sob anonimato.

Como consequência, os transportes semi-colectivos de passageiros que operam na via suspenderam as suas actividades, facto que obrigou centenas de pessoas a deslocarem-se a pé para o seu destino.

Os condutores particulares optaram por vias alternativas como a estrada Dona Alice e Circular de Maputo, para evitar o risco de as suas viaturas serem danificadas. A situação causou transtornos significativos no tráfego e no transporte público,  situação que se manteve até ao cair da noite.

O “Notícias” contactou a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Maputo para obter mais informações sobre o ocorrido, mas sem sucesso.

Foto: S. Manjate

Leia mais…

Artigos que também podes gostar