Sexta-feira, 21 Março, 2025
Início » Poeta Gibson João premiado em Portugal

Poeta Gibson João premiado em Portugal

Por Jornal Notícias
324 Visualizações

COM o inédito poesia “Em Vogais”, o poeta moçambicano Gibson João é um dos vencedores da 17.ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto, atribuído anualmente pelo município de Ponte de Sor, em Portugal.

Com esta conquista, Gibson João leva para casa um valor pecuniário de mil euros (mais de 69 mil meticais). A sua obra será igualmente editada em Portugal e o autor terá direito a 50 exemplares da mesma.

De acordo com o regulamento, o município de Ponte de Sor também se reserva o direito de proceder a peças audio-visuais em que são trabalhadas as obras premiadas e respectiva difusão por meios próprios.

“Esta vitória é também um marco na literatura moçambicana, que, nestes últimos tempos, tem-se mostrado vibrante e promissora, com autores novos que, a cada dia, elevam o seu país além-fronteiras”, reagiu Gibson João.

Entretanto, o moçambicano não foi o único vencedor da categoria “ex aequo” para não naturais ou não residentes no concelho de Ponte de Sor. O autor português Paulo Carvalho Ferreira, de Barcelos, também conquistou o júri com “Almanaque dos Dias Ímpares”, num ano em que não se atribuiu prémio nem menção honrosa para a categoria de naturais ou residentes naquele município.

O Prémio Literário José Luís Peixoto é aberto a escritores lusófonos e foi criado para homenagear o escritor português homónimo, que é natural daquela autarquia. Visa incentivar a criatividade literária entre os jovens, bem como promover o gosto pela escrita, uma actividade essencial para o desenvolvimento intelectual.

Este é o segundo prémio conquistado por Gibson João, que é natural da província de Inhambane. Em 2023 partilhou com Óscar Fanheiro o Prémio Literário Fernando Leite Couto, atribuído pela fundação com o mesmo nome. Conquistou o galardão com “[Da casa]: o seu inclinado murmúrio”, o que lhe permitiu, além do dinheiro, participar numa residência literária de um mês na cidade de Óbidos, em Portugal, onde igualmente integrou o programa do Festival Literário Internacional de Óbidos, Folio 2023.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar