Quarta-feira, 26 Março, 2025
Início » Reduzem novos casos de tuberculose no país

Reduzem novos casos de tuberculose no país

Por Jornal Notícias
394 Visualizações

O número de novos episódios da tuberculose (TB) no país reduziu no ano passado, ao serem diagnosticados 107.325  casos, contra 116.917 de 2023.

Esta tendência, segundo a directora do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose no Ministério da Saúde, Benedita José, pode estar relacionada às greves recorrentes dos profissionais da saúde, que afectaram o rastreio dos pacientes nas unidades sanitárias.

Ademais, nos três últimos meses de 2024 o país registou manifestações pós-eleitorais violentas, que impossibilitaram a circulação de pessoas e bens, incluindo a chegada dos doentes aos hospitais.

A responsável indicou que houve, no ano passado, a interrupção das intervenções de rastreio de pacientes nas comunidades das províncias de Sofala, Zambézia, Tete e Nampula, por término de um projecto.

Apesar destes dados, refere, Moçambique apresenta uma boa taxa de sucesso do tratamento da doença (95 por cento), acima dos 90% recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Aponta que este cenário é propiciado pelo tratamento preventivo da TB aos pacientes com HIV e crianças menores de 15 anos que convivem com parentes infectados.

“Estes factores contribuem para a redução de novas infecções, daí a necessidade de um estudo para determinar o que influenciou os resultados do ano passado”, frisou, falando ao “Notícias” a propósito do Dia Mundial contra a Tuberculose, que se assinala hoje.

A Saúde garante que a taxa de cobertura de serviços de rastreio e tratamento desta infecção está em torno de 96 por cento.

Apesar destes avanços, partilhou, persistem desafios para a prevenção e tratamento deste mal, devido ao estigma e discriminação dos doentes associados a mitos e tabus.

Actualmente o índice da TB resistente a medicamentos é preocupante, por causa da insuficiência de laboratórios de diagnóstico.

A província de Gaza é das que mais preocupam a Saúde, devido à alta taxa e não adesão ao tratamento. É neste contexto que a cerimónia central da efeméride acontecerá em Chongoene, para sensibilizar a comunidade sobre a doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa provocada pela bactéria Bacilo de Koch, que afecta principalmente os pulmões, manifestando-se através de tosse, febre persistente, suor nocturno, falta de apetite e perda de peso.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar