Sábado, 29 Março, 2025
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Dois poetas na final do concurso Moz Slam

Por Jornal Notícias
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OS poetas Fredy Mário e Felisberto “Reencarnado” Gongolo são os vencedores da primeira eliminatória da sétima edição do concurso de poesia falada Moz Slam, decorrido sábado no Gil Vicente, cidade de Maputo.
Na primeira eliminatória inscreveram-se 16 poetas, mas apenas 12 foram sorteados, avaliados por um júri de cinco elementos que teve como critérios a criatividade, impacto emocional, técnica e conexão com o público.
“A selecção por sorteio garantiu igualdade de oportunidade em um evento de alta demanda. Os vencedores sobreviveram à batalha de três rodadas devidas em três minutos. A segunda eliminatória está agendada para Abril”, referem os organizadores.
O campeonato de poesia falada terá um total de cinco eliminatórias, em Maputo, que acontecerão ao longo de vários meses. Cada competição vai seleccionar poetas para a grande final que pela primeira vez vai acontecer fora de Maputo, em Quelimane, província da Zambézia.
O grande vencedor da edição de 2025 do Moz Slam terá a oportunidade de representar Moçambique em dois eventos internacionais de grande prestígio: o Campeonato Africano de Poesia Falada, que terá lugar em Fevereiro, e o “Mundial” de Slam Poetry, em Maio. Este último evento culminará com a selecção de poetas para o “Mundial” de Poesia Falada que se realizará no México, um dos maiores palcos internacionais para este tipo de evento.
A edição de 2025 é igualmente uma homenagem ao “rapper” Azagaia, falecido em 2023, cujas músicas, de intervenção social, continuam a inspirar e a provar reflexões sobre a realidade moçambicana.
Promovida pela “A Palavra e Palavras Eventos”, o Moz Slam pretende celebrar a poesia, resistência e importância do verso como forma de expressão cultural e política, olhando para o contexto moçambicano e internacional.
No programa não existem, de acordo com a organização, estilos ou temas adequados, há várias linguagens possíveis, que variam com a diversidade dos participantes, visto que o seu objectivo é atrair também espectadores e escritores que muitas vezes têm pouca intimidade com a “poesia tradicional.”

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