Domingo, 30 Março, 2025
Início » Marracuene intensifica combate ao álcool e drogas

Marracuene intensifica combate ao álcool e drogas

Por Jornal Notícias
736 Visualizações

ALUNOS de 81 instituições de ensino de todos os subsistemas, no distrito de Marracuene, beneficiam, desde terça-feira, de palestras em matérias de prevenção e combate a comportamentos de risco, como o consumo de drogas e álcool.
A campanha está inserida no programa Caminhos Seguros para Escolas Seguras.
O administrador do distrito de Marracuene, Gilion Michila, explicou que a iniciativa pretende reduzir a criminalidade e problemas sociais ligados ao consumo de substâncias ilícitas entre os estudantes.
“Queremos prevenir situações de risco e construir um ambiente onde a convivência se baseia no respeito, solidariedade e consciência de que cada um desempenha um papel na segurança colectiva. A protecção dos alunos e professores é uma prioridade que não pode ser ignorada”, afirmou.
Michila ressaltou que a campanha não se limita à realização de palestras, mas envolve um trabalho de consciencialização dentro e fora das instituições de ensino. “Este plano representa não só uma oportunidade de aprendizado, mas também é um convite à reflexão e acção. Os alunos são protagonistas desta transformação e, ao participarem nas palestras e actividades promovidas pela Polícia, estarão a preparar-se para enfrentar os desafios com coragem e responsabilidade”, disse.
O dirigente avançou a pretensão de expandir o programa para diferentes esferas públicas.
“É fundamental que a Polícia e os professores trabalhem em conjunto para assegurar um ambiente seguro, onde os jovens possam desenvolver sem violência e o consumo de substâncias ilícitas”, acrescentou.
A comandante distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM), Leonilde Fumo, disse que, além de palestras, haverá momentos de partilha de experiências e debates conduzidos por especialistas em segurança, psicólogos e membros da PRM.
“A abordagem incluirá informações sobre os efeitos da droga no organismo, consequências legais e o impacto social do seu consumo”, explanou.

Foto: Arquivo

Leia mais…

Artigos que também podes gostar