Quarta-feira, 2 Abril, 2025
Início » Le Pen já não pode concorrer às presidenciais

Le Pen já não pode concorrer às presidenciais

Por Jornal Notícias
237 Visualizações

A líder da extrema-direita francesa e oito eurodeputados do seu partido foram considerados culpados por desviar fundos do Parlamento Europeu, o que vai impedir a sua candidatura às eleições presidenciais de 2027.
A condenação implica uma pena de inelegibilidade para Marine Le Pen, de 56 anos, não estando ainda determinado se será “provisoriamente executória” e, por conseguinte, imediata, impossibilitando que se candidate nas presidenciais francesas previstas para 2027 para suceder ao Presidente Emmanuel Macron.
Le Pen está impedida de exercer cargos públicos nos próximos cinco anos.
O tribunal estimou que o prejuízo total foi de 2,9 milhões de euros desviados durante mais de 11 anos, “ao longo de três legislaturas”, uma vez que os eurodeputados do RN fizeram com que “o Parlamento Europeu pagasse a pessoas que estavam efectivamente a trabalhar para o partido” de extrema-direita.
Os 12 assistentes julgados juntamente com os eurodeputados foram igualmente considerados culpados de manipulação de bens roubados.
A líder da extrema-direita francesa e os seus co-arguidos, que sempre negaram qualquer irregularidade no uso de fundos europeus, podem apanhar até 10 anos de prisão, podendo recorrer, o que levaria a um novo julgamento.

Artigos que também podes gostar