Quarta-feira, 2 Abril, 2025
Início » Pagamento do “manifesto” estendido até 30 de Abril

Pagamento do “manifesto” estendido até 30 de Abril

Por Jornal Notícias
420 Visualizações

O PAGAMENTO do Imposto Veículo Automóvel (IAV), comummente designado manifesto, foi prorrogado até 30 de Abril na cidade de Maputo.

A informação foi partilhada ontem ao “Notícias” por João Calenga, director-adjunto para a área de Receitas no Conselho Municipal de Maputo, o qual relatou ainda a extensão das datas para o pagamento do Imposto Predial Autárquico.

Segundo Calenga, findo o período de cobrança, os faltosos serão sujeitos a multas de 50 por cento, no primeiro mês, e até 200 por cento a partir do segundo.

Frisou que, nos primeiros dias, o processo foi caracterizado por grande afluência, mas depois foi influenciado pelas manifestações pós-eleitorais que culminaram com a destruição de dois postos de pagamento nos distritos municipais KaMubukwana e KaMavota.

Revelou ter sido colectado, até ao momento, 50 por cento do valor planificado, que são 42 milhões de meticais. A expectativa é cumprir-se a meta, mercê da introdução de postos móveis de cobrança para reforçar o processo.

Numa ronda feita ontem pelo “Notícias” em algumas recebedorias e postos de cobrança, constatou-se uma grande enchente que obrigou ao reforço de recursos humanos e materiais para responder à demanda.

Mércia Sitoé, automobilista, de 48 anos, que aguardava a vez para efectuar o pagamento, queixou-se da morosidade no atendimento, apesar de reconhecer que devia ter regularizado a situação a tempo.

A lentidão do sistema foi também referenciada pelo município, que aponta a internet como responsável, havendo esforços para minorar a situação.

A cidade de Maputo conta com 16 postos de cobrança de impostos, reforçados por três brigadas móveis.  

Leia mais…

Artigos que também podes gostar