Quinta-feira, 3 Abril, 2025
Início » Alto teor de metal raro gálio descoberto em vulcão inactivo em Tete

Alto teor de metal raro gálio descoberto em vulcão inactivo em Tete

Por Jornal Notícias
935 Visualizações

A empresa Altona, que procura matérias-primas críticas em África, anunciou ter descoberto minerais com alto teor de gálio em Monte Muambe, um vulcão inactivo, na província de Tete.
Numa informação prestada aos mercados na terça-feira, a Altona refere que foram encontradas concentrações de até 232 gramas de gálio por tonelada, recordando tratar-se de um “metal estratégico raro e muito procurado”, utilizado em aplicacções electrónicas e de alta tecnologia, como radares, díodos de luz ou semicondutores.
O Monte Muambe é um vulcão inactivo, com 780 metros de altura, situado a leste de Moatize, tendo um diâmetro externo de seis quilómetros e uma caldeira com cerca de 200 metros de profundidade composta por carbonatitos, ricos em fluorita azul e amarela, que por sua vez contêm gálio.
O preço do gálio ronda actualmente os 250 dólares por quilograma, segundo a empresa, cotada na bolsa de Londres, que recorda aumentos recentes neste valor ”no contexto de uma guerra comercial entre a China e os Estados Unidos”.
Citada pela Lusa, a empresa refere que a extensão total da mineralização de gálio naquele local, de prospecção de terras raras com potencial, permanece “desconhecida e será avaliada como parte da próxima campanha de trabalho de campo”, em que “verificará a potencial recuperabilidade do gálio”.
A Altona acrescenta que aguarda o resultado de amostras retiradas do local, enviadas para análise no Zimbabwe, processo que enfrentou “dificuldades logísticas causadas pela instabilidade pós-eleitoral em Moçambique, que agora diminuiu”.
Citado na informação ao mercado, o director executivo da Altona, Cedric Simonet, afirma que esta descoberta “é um desenvolvimento positivo” e ”sustenta o potencial para descobertas adicionais em Monte Muambe”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar