Quinta-feira, 3 Abril, 2025
Início » Procuram-se causas da queda da ponte sobre o rio Ivagalane

Procuram-se causas da queda da ponte sobre o rio Ivagalane

Por Jornal Notícias
454 Visualizações

AS autoridades municipais ainda não se pronunciaram sobre as razões que provocaram a queda da ponte metálica pedonal que estava a ser erguida sobre o rio Ivagalane, no distrito de Quelimane, província da Zambézia.
A infra-estrutura que devia ligar os bairros de Sangarivera e Ivagalane desabou na última segunda-feira, num momento em que as autoridades preparavam-se para fazer a entrega oficial nos próximos dias.
As obras da ponte iniciaram no ano passado juntamente com as obras de Namuinho, Inhangome, Icidua e Ilalane, todas financiadas pelo Banco Mundial em parceria com o Governo, avaliadas em mais de 178 milhões de meticias.
Entretanto, a ponte pedonal de Ivagalane teve muitas interrupções devido a problemas logísticos e técnicos.
No local, o “Notícias Online” verificou que o suporte sofreu um desligamento, cedendo assim a estrutura metálica, o que vai prolongar por mais dias o sofrimento dos moradores do bairro Ivagalane que, para ter acesso a serviço sociais devem atravessar por meio de barcos de madeira para a zona cimento da cidade.
Algumas testemunhas entrevistada pela nossa reportagem não têm explicação para o facto e levantam questões supersticiosas.
Por exemplo, Margarida Abdul, residente no bairro Sangariveira contou à nossa Reportagem que o desligamento ocorreu supostamente porque os empreiteiros teriam matado duas cobras durante as obras.
Alexandre Ibrahimo, residente no bairro Ivagalane avança que o desabamento da ponte vai prolongar o sofrimento dos moradores do bairro Ivagalane por mais dias até que se encontre uma solução para o problema.
A fonte pede que seja encontrada uma solução eficaz de modo que situações desta natureza não voltem a ocorrer.
Contactamos as autoridades municipais, tendo o director de Estradas e Pontes prometido pronunciar-se nas próximas horas para dar explicação técnica sobre o desabamento.
Refira-se que a primeira ponte pedonal desabou parcialmente em 2015 e o ciclone Freddy, em 2023, veio a destroçar por completo a sua estrutura.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar