Segunda-feira, 7 Abril, 2025
Início » NOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA: Chama da unidade lançada hoje

NOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA: Chama da unidade lançada hoje

Por Jornal Notícias
233 Visualizações

                                                 WALTER MBENHANE

O DISTRITO de Nangade, província de Cabo Delgado,acolhe hoje o lançamento  da marcha que transportará a chama da unidade nacional do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico. Trata-se de um evento inserido nascelebrações dos 50 anos da independência nacional, que se assinalam a 25 de Junho próximo.

A tocha da chama será acendida pelo Presidente da República, Daniel Chapo, naquele que será o momento mais alto do lançamento, a ser realizado numa cerimónia popular.

Inocêncio Impissa, porta-voz do Governo, afirmou recentemente, em Maputo, que uma vez acesa, a tocha irá passar por todo o país, tendo como destino a capital do país, onde será recebida em jeito de conclusão do percurso pelo Presidente da República no dia 25 de Junho.

Falando recentemente num “briefing” com jornalistas, Impissa esclareceu que o movimento terá a duração de 79 dias e passará pelas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza, província e cidade de Maputo.   

“A chama simboliza a nossa identidade, capacidade de união, convivência e tolerância, para além de representar um legado histórico dos libertadores da pátria e dos fundadores da nação moçambicana”, disse.

Segundo o porta-voz do Governo, que é igualmente, ministro da Administração Estatal e Função Pública, o movimento será marcado por várias actividades com impacto na vida dos moçambicanos, nomeadamente festivais culturais, feiras de saúde, agrícola, emissão de Bilhete de Identidade, documentos de viagem, registos de nascimento, palestras, simpósios sobre várias matérias, as conquistas dos últimos 50 anos e de interesse público.

“Irão participar neste movimento todos os moçambicanos, pelo que se exorta o seu envolvimento,independente das diferenças de género, raça, idade, filiação partidária, crenças religiosa e, em particular atenção, os cidadãos que completam 50 anos de idade no presente ano”, frisou.

Artigos que também podes gostar