Domingo, 13 Abril, 2025
Início » Falência da EcoFarm leva 800 ao desemprego

Falência da EcoFarm leva 800 ao desemprego

Por Jornal Notícias
405 Visualizações

A FALÊNCIA da fábrica de açúcar orgânico EcoFarm, empresa inaugurada em 2019, levou ao desemprego pelo menos 800 trabalhadores, de um total de 1500 despedimentos registados de Janeiro a esta parte ao nível da província de Sofala.

O facto foi revelado pelo secretário executivo provincial da OTM-Central Sindical desta parcela do país, Bento Gotine que, sem avançar dados comparativos em relação ao ano passado, fez saber que o ponto de situação laboral não é dos melhores, destacando despedimentos em massa, atrasos salariais, pagamento de ordenados abaixo do mínimo, o que preocupa o seu sector.

“Sofala tem neste momento duas empresas em situação de insolvência, nomeadamente Cimentos de Moçambique e EcoFarm. São mais de mil trabalhadores que neste momento estão prejudicados e sem os seus salários”, afirmou.

“Nós, como representantes dos trabalhadores, não nos sentimos felizes perante estas situações. Tivemos acesso ao processo da EcoFarm e estamos a fazer o devido acompanhamento. É responsabilidade desta empresa indemnizar os trabalhadores”, precisou.

O secretário executivo provincial da OTM-Central Sindical disse também que há pretensão de se instalar um centro de formação profissional na Beira, visando o aperfeiçoamento técnico de trabalhadores e não só.

Se tivermos o centro na Beira será uma grande valia não só para a OTM-Central Sindical como também para a província e a sociedade. Neste momento estuda-se, junto dos nossos parceiros, como estender esta ideia para outras zonas da nossa província”, rematou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia