Sábado, 12 Abril, 2025
Início » POR DESVIO DE FUNDOS EM NAMPULA: Ex-director do STAE condenado

POR DESVIO DE FUNDOS EM NAMPULA: Ex-director do STAE condenado

Por Jornal Notícias
561 Visualizações

O EX-DIRECTOR do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) na cidade de Nampula Evaristo Alfredo Veleta foi condenado, recentemente, a nove anos de prisão por corrupção e desvio de mais de um milhão de meticais do Estado.

Com o antigo responsável eleitoral foram julgados e condenados por co-autoria os também funcionários do órgão Abílio Mutunta, Pinto Omar Amisse e Carlos Alberto Supera dos Santos.

Segundo a sentença do processo comum número 713/2024, além da pena de prisão, o ex-director deverá pagar uma multa equivalente a um ano, à taxa diária de 600 meticais, bem como 800 meticais referentes ao Imposto de Justiça.

Refira-se que, na detenção de Evaristo Veleta, as autoridades apreenderam cerca de 400 mil meticais na sua residência.

Abílio Mutunta e Pinto Omar Amisse foram condenados a nove anos e um ano de multa à taxa diária de 600 meticais e 800 meticais de Imposto de Justiça, pela prática, em autoria material e na forma consumada, do crime de abuso de cargo ou função.

O co-arguido Carlos Alberto Supera dos Santos vai cumprir a pena de prisão de um ano e pagar as mesmas multas impostas aos outros co-réus.

Os quatro réus deverão solidariamente indemnizar o Estado com o montante de 405 mil meticais, como forma de compensá-lo parcialmente pelos danos causados pelo desvio de fundos.

O porta-voz do tribunal, Victor Vilanculos, disse ao “Notícias” que os co-réus interpuseram recurso.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar