Domingo, 13 Abril, 2025
Início » Ministro das Obras Públicas agastado com atraso das obras da estação de lamas fecais

Ministro das Obras Públicas agastado com atraso das obras da estação de lamas fecais

Por Jornal Notícias
268 Visualizações

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael, Durante a visita, mostrou-se insatisfeito com o atraso registado na execução das obras de construção da Estação de Tratamento de Lamas Fecais (ETLF) na cidade de Tete, sublinhando que há necessidade de maior mobilização de equipamentos por parte do empreiteiro para recuperar o tempo perdido.
“O Governo está atento. Não podemos aceitar que obras estruturantes com financiamento garantido sofram atrasos injustificados. Vamos apertar no cumprimento dos prazos. Esta estação é vital para a saúde pública e para o ambiente. É nossa responsabilidade garantir que os compromissos sejam honrados com celeridade,” afirmou Fernando Rafael durante a visita efectuada ontem (quinta-feira).
Com um investimento estimado em 560 milhões de meticais, financiado pelo Banco Mundial no quadro do Projecto de Saneamento Urbano, a ETLF apresenta actualmente um progresso físico de oito por cento.
A infra-estrutura visa eliminar o despejo directo de lamas fecais no Rio Zambeze e em locais impróprios – uma prática que historicamente tem contribuído para a contaminação das águas e a ocorrência de surtos de cólera.
Ao nível técnico, o funcionamento desta estação permitirá o tratamento seguro das lamas fecais recolhidas das residências, a reutilização da água tratada para a irrigação de áreas verdes e lavagem de viaturas, bem como a preservação dos lençóis freáticos e do meio ambiente.
A obra vai benecficiar directamente 600 mil habitantes da cidade de Tete e zonas circunvizinhas, promovendo a sustentabilidade urbana.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar