Terça-feira, 15 Abril, 2025
Início » PLATAFORMA CORAL NORTE: Estado pode encaixar 23 mil milhões de dólares

PLATAFORMA CORAL NORTE: Estado pode encaixar 23 mil milhões de dólares

Por Jornal Notícias
489 Visualizações

VINTE e três mil milhões de dólares é quanto o Estado moçambicano poderá encaixar em impostos e outras contribuições durante os 25 anos de exploração do Gás Natural Liquefeito da Plataforma Flutuante Coral Norte (FLNG), a ser implantada na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

De acordo com o porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, adicionalmente o projecto, aprovado na semana passada pelo Conselho de Ministros, prevê a disponibilização de gás ao mercado doméstico na proporção de 25 por cento, conforme a legislação nacional, e do condensado em 100 por cento.

Explicou que o condensado será usado para a geração de energia, desenvolvimento de projectos de industrialização e monetização a ser feita pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).

Inocêncio Impissa, que falava sexta-feira no briefing com a imprensa, esclareceu ainda que o projecto vai gerar empregos para os moçambicanos, prevendo-se a implementação de um plano de sucessão para o aumento da qualificação e disponibilidade de mão-de-obra no sector.

A aprovação do projecto Coral Norte FLNG, tal como indicou, representa um marco na estratégia de Moçambique e um avanço na exploração sustentável de recursos naturais de que o país dispõe, garantindo o reforço da sua presença nos mercados energéticos globais.

Referiu que este empreendimento não é apenas fonte de receita mas também motor para o desenvolvimento, com alto potencial de promover a criação de emprego, formação e capacitação de profissionais moçambicanos.

Esclareceu que Coral Norte é desenvolvido pela empresa petrolífera italiana ENI East Africa S.P.A., um dos maiores investidores no sector de Hidrocarbonetos no país, em parceria com a americana Exxon Mobil e a chinesa CNPC, com 70 por cento da estrutura accionista da Mozambique Rovuma Venture (MRV) e a ENH, a GALP e a KOGAS, com 10 por cento de interesse participativo cada. O projecto representa um investimento estimado em 7,2 mil milhões de dólares e poderá desenvolver e explorar o depósito de gás nas perspectivas técnica e económica, resultando em ganhos para todas as partes envolvidas.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia