Sábado, 19 Abril, 2025
Início » Espectáculo “casa” marrabenta e jazz

Espectáculo “casa” marrabenta e jazz

Por Jornal Notícias
253 Visualizações

A MARRABENTA e o jazz fundem-se no espectáculo “MarraJazz”, do saxofonista moçambicano Timóteo Cuche, que tem lugar hoje no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), cidade de Maputo.

O espectáculo vai fundir os dois estilos para interpretar temas icónicos dos artistas nacionais proeminentes nos dois géneros em Moçambique, sendo esta uma oportunidade para descobrir as suas conexões que marcaram a identidade musical do país.  

Para fazer ponte entre a marrabenta e o jazz, o artista será acompanhado por um grupo de instrumentistas moçambicanos, nomeadamente Cremildo Chitará (bateria), Dudú Stalin (guitarra), Nicolau Cauaneque (piano) e Realdo Salato (baixo).

Timóteo Cuche, também professor universitário, partilha através do “Marrajazz” os frutos de sua pesquisa académica e artística, actualmente desenvolvida no âmbito do doutoramento em práticas nusicais, sociedade e interacções criativas em Maputo.

A investigação examina as intersecções entre a marrabenta e outros géneros como o jazz, pandza e hip-hop, realçando o papel dos músicos moçambicanos na construção de novas linguagens musicais híbridas.

“O concerto é, portanto, mais do que uma apresentação musical, é um tributo à criatividade, à memória e ao legado cultural moçambicano”, refere uma nota do CCFM.

A apresentação de Cuche é uma celebração antecipada do Dia Internacional do Jazz, que se assinala a 30 de Abril.

A efeméride foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, a data destaca o papel diplomático do jazz, ao unir pessoas de todas as partes do mundo através da sua paixão pela música.

Entre as actividades comummente realizadas nesta data, destacam-se espectáculos, debates e oficinas sobre o jazz como ferramenta de diálogo intercultural, promoção dos direitos humanos e o seu valor expressivo.

Timóteo Cuche é saxofonista, compositor, investigador e professor moçambicano, actualmente doutorando em Etnomusicologia na Universidade de Aveiro, em Portugal. É mestre em Música pela mesma instituição e licenciado na mesma área pela Universidade Eduardo Mondlane.

Os seus interesses de investigação incluem a música popular moçambicana, os processos colaborativos e as interacções criativas, além de temas como migração, indústria da música e marketing cultural.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia