Sábado, 19 Abril, 2025
Início » EDITORIAL

EDITORIAL

Por Jornal Notícias
184 Visualizações

O JORNAL “Notícias” comemorou, esta semana, 99 anos de criação e publicação ininterrupta, naquilo que constitui uma oportunidade ímpar para renovar o compromisso de continuar a informar com isenção e responsabilidade com vista a moldar um cidadão melhor, num mundo digital que desafia o matutino a se reinventar diariamente para corresponder aos anseios dos leitores, sua fonte de inspiração.

Este Jornal saiu à rua pela primeira vez a 15 de Abril de 1926, numa ousadia atribuída ao capitão Manuel Simões Vaz, um militar que quis ter um jornal com o objectivo de, como sugere o primeiro editorial, “Informar o público, para o esclarecer e lhe dar notícias de todas as espécies e de todas as origens”.

A comemoração dos 99 anos acabou sendo um pretexto para o lançamento do “A Caminho dos 100 Anos do Notícias”, que, objectivamente, é um rol de actividades de diversa índole que teve o seu pontapé de saída na terça-feira, devendo prolongar-se até 15 de Abril de 2026, data da realização da gala do centenário.

Os quase cem anos de existência desta publicação são sinal inequívoco de crescimento mas, acima de tudo, representam uma grande responsabilidade. É que, na qualidade de maior e mais antiga publicação em circulação no país, o Jornal deve continuar a escrever a história de Moçambique e dos moçambicanos, história essa marcada por momentos bons e não bons, afinal a vida de um povo não é feita apenas de flores.

Se Manuel Simões Vaz conseguiu, no seu tempo, contornar todas as dificuldades impostas pelo colonialismo, é claro que hoje o “Notícias” está em melhores condições de superar os desafios impostos pela conjuntura económica internacional e nacional, pelo crescente desinteresse pela leitura, e emergência de notícias falsas.

No entanto, para vencer esta batalha terá de saber estar no mercado, mantendo o rigor no seu trabalho e aprimorando os conteúdos de modo a manter os leitores tradicionais e atrair novos.

Aliás, tendo em conta a necessidade de se manter relevante no mercado nacional da comunicação social, o “Notícias” está cada vez mais a postar nas Tecnologias de Informação e Comunicação, por reconhecer o seu potencial de abranger mais públicos dentro e fora do país a custos relativamente competitivos.

Assim, hoje, para além da versão imprensa, este Jornal tem uma componente digital, o que lhe permite, através da internet, chegar a diversos pontos do país e do mundo em tempo útil.

Com o mesmo intuito de responder às exigências do mercado, este matutino alimenta o sonho de transitar para a era multimédia, encontrando-se em fase avançada de preparação de pessoal e do estúdio de gravação e edição audiovisual.

Foi, aliás, esta a tendência geral das “aulas magnas” ministradas pelos diferentes palestrantes convidados no contexto da celebração dos 99 anos ao apresentar a sua visão sobre as tendências do mercado da comunicação na era digital e os caminhos que o “Notícias” terá de trilhar nos próximos anos.

Aos leitores, razão da existência deste Jornal, vai um grande reconhecimento pela lealdade mantida ao longo de várias gerações.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia