Quinta-feira, 24 Abril, 2025
Início » Banco Mundial prevê crescimento de 3,5 por cento em África

Banco Mundial prevê crescimento de 3,5 por cento em África

Por Jornal Notícias
165 Visualizações

O Banco Mundial prevê que a África Subsahariana cresça de 3,3 por cento, em 2024, para 3,5 por cento este ano, sustentada no consumo privado e investimentos, e com a inflação a cair na maioria dos países.
“O crescimento económico na África Subsahariana está a mostrar alguma resiliência, apesar da incerteza na economia global e do espaço orçamental restrito”, escrevem os economistas do Banco Mundial, citados pela Lusa, antecipam uma aceleração das economias da região para 4,3 por cento entre 2026 e 2027.
No relatório Pulsar de África, hoje divulgado no âmbito dos Encontros da Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), lê-se que “o crescimento deve-se principalmente ao aumento do consumo privado e dos investimentos, à medida que a inflação abranda e as moedas estabilizam”, com a taxa de inflação a cair de 7,1 por cento em 2023 para 4,5 por cento no ano passado.
No entanto, “o crescimento ainda não é suficientemente forte para reduzir de forma significativa a pobreza e cumprir as aspirações das pessoas”, aponta-se no relatório bianual do Banco Mundial sobre África, cuja 31.ª edição tem como título “Melhoria da Governação e Prestação de Serviços às Populações em África”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia