Sexta-feira, 25 Abril, 2025
Início » Malária matou 358 pessoas em 2024

Malária matou 358 pessoas em 2024

Por Jornal Notícias
210 Visualizações

A malária provocou a morte de 358 pessoas no ano passado, período durante o qual houve um registo de 11,5 milhões de casos e cerca de 67 mil internamentos. Os dados foram anunciados hoje pelo Presidente da República, Daniel Chapo, numa mensagem alusiva ao do Dia de Luta contra a Malária que hoje, 25 de Abril, se assinala.
O Chefe do Estado afirma que apesar dos números continuarem elevados representam uma redução de 12 por cento de casos, quatro por cento nos internamentos e um por cento nos óbitos, em relação ao ano anterior. Alerta, entretanto, que a malária continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade no país, especialmente entre crianças menores de cinco anos.
“É a causa mais comum de procura de cuidados médicos nas unidades sanitárias do país, com um impacto negativo tanto no sistema de saúde como nos outros sectores devido ao absentismo escolar e laboral e das perdas de vidas humanas”, frisou.
Reconhecendo os progressos alcançados, o estadista reiterou que “a dinâmica de transmissão da malária ensina-nos que devemos manter os esforços para preservar os ganhos e acelerar a redução do peso da doença”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia